É difícil conhecer alguém que não tenha! Esses são os distúrbios da visão mais frequentes. Não é à toa que cada um deles conta com mais de 2 milhões de casos por ano no Brasil. Mas afinal, qual a diferença entre eles? 

 

> A miopia é um distúrbio caracterizado por um globo ocular mais longo, o que provoca a formação da imagem antes que a luz chegue à retina. Por isso, quem tem miopia tem dificuldade para enxergar objetos distantes, que ficam embaçados.

 

> Já a hipermetropia é o oposto da miopia. Ou seja,  o olho é mais curto, o que faz com que a imagem se forme depois da retina. Assim, para quem tem hipermetropia, enxergar objetos próximos é mais difícil.

 

> O astigmatismo ocorre quando a córnea tem uma curvatura irregular, o que faz com que a luz sofra desvios e forme a imagem em múltiplas regiões. Quem tem astigmatismo enxerga tanto objetos próximos como distantes de forma borrada e distorcida.

 

Os três distúrbios podem ser tratados com óculos ou lentes de contato, prescritos por um oftalmologista. É importante você marcar consulta pelo menos uma vez por ano para verificar possíveis modificações no grau.